Cancer: novo álbum será lançado no Brasil pela parceria Shinigami Records/Peaceville Records
Por mais de 35 anos, a lendária banda de Death Metal do Reino Unido, Cancer, vem entregando algumas das músicas mais brutais e implacáveis do gênero. E no mês de fevereiro/2025, ela anunciou seu retorno com o álbum “Inverted World”, o tão esperado sucessor de “Shadow Gripped” de 2018.
John Walker, membro fundador e vocalista do Cancer, comentou sobre o próximo lançamento: “Comecei a escrever o novo material logo após o confinamento obrigatório pela Covid. Eu quase sempre começo o processo de escrita basicamente brincando com a guitarra; então, depois de um tempo, os riffs começam a se transformar em ideias musicais. Para as letras, costumo passar algum tempo pensando em um conceito e depois escolho o vocabulário apropriado para a ideia. A inspiração vem do que está acontecendo e do que já aconteceu no mundo, e de histórias curiosas que me interessam. Este álbum é o sétimo lançamento completo da banda, e me sinto muito afortunado por ainda poder fazer isso na minha idade. Estou superfeliz com o resultado”.
O Cancer explodiu na cena de Metal Extremo do Reino Unido há mais de 35 anos e rapidamente estabeleceu uma forte base de fãs internacionais nos primeiros anos de sua carreira, principalmente devido ao lançamento do lendário álbum de estreia “To the Gory End”, seguido rapidamente pelo igualmente reverenciado álbum “Death Shall Rise”, que notavelmente também contou com o maestro do Death Metal James Murphy (ex-Obituary, ex-Testament) nos solos de guitarra. O reconhecimento da banda cresceu ainda mais com o álbum sucessor “The Sins of Mankind”, que levou à assinatura com a gravadora EastWest (atualmente sob direção da Warner Music), com a qual lançou o álbum “Black Faith” em 1995.
Em 2018, a banda retornou após um longo período de inatividade com o lançamento de “Shadow Gripped”, que reuniu o trio original pela primeira vez desde 1995. O álbum, lançado pela Peaceville Records, foi uma excelente alusão aos dias de glória de outrora, com sombrias e selvagens odes ao macabro, com um toque de Thrash, ganhando a aprovação tanto dos antigos fãs quanto da nova geração de maníacos do Death Metal.
No ano que marca o 35º aniversário do clássico álbum de estreia “To The Gory End”, o membro fundador, vocalista, guitarrista e compositor John Walker lidera um agora reformulado quarteto para o sétimo álbum completo do Cancer: “Inverted World”.
“Inverted World” é um ataque implacável de composição magistral e ganchos brutais que explora o mundo sombrio e turvo da manipulação e barbárie tanto do passado quanto do presente, com temas relacionados a entidades sombrias e mentalidades de culto, incluindo a lavagem cerebral das pessoas para a conformidade e a instrumentalização da religião. Como um presente extra para os fãs da banda, a faixa “Corrosive” também ressuscita a velha e familiar história do assassino da banheira de ácido, John George Haigh.
O álbum foi gravado no The Empty Hall Studio com Simón Da Silva e mixado por V. Santura (Triptykon, Obscura, Pestilence, Dark Fortress) no Woodshed Studio.
O primeiro single do álbum, “Amputate”, foi lançado no dia 14 de março, acompanhado de um ‘lyric video’ criado por Matthew Vickerstaff. Assista aqui.
“Amputate” tece um conto angustiante de violência e sofrimento a partir das brutais atrocidades do regime colonial belga no Congo durante o final dos anos 1800.
John Walker comentou sobre a música: “[Ela é sobre] Um dos episódios mais sombrios da história sobre o qual não foi lançada muita luz... Faça o seu trabalho OU ENTÃO! Inspirado pela pura brutalidade dos desumanos capatazes de escravos”.
Com lançamento previsto para 25 de abril de 2025 pela Peaceville Records, “Inverted World” promete um retorno à mistura característica da banda de riffs serrados, vocais guturais e agressividade implacável. Espere uma jornada sombria e visceral na distopia, corrupção e horror existencial.
No Brasil, o álbum estará disponível pela parceria entre a Shinigami Records e o selo inglês.