A musicista Föxx Salema se deparou recentemente com um caso supostamente de plágio envolvendo sua música “Constant Fight”, disponibilizada originalmente no YouTube em julho de 2013. No mês passado o tecladista Cleber Magalhães descobriu que uma versão, muitíssimo similar da citada composição, foi publicada na plataforma em novembro de 2014 e adicionada como conteúdo gratuito na biblioteca do YouTube. Desde então, Föxx Salema tem se dedicado a denunciar os usos indevidos de sua música e já contabiliza quase 300 vídeos reportados por violação de direitos autorais. “Já tive nosso primeiro CD pirateado em um site russo de torrents, mas essa é a primeira vez que nos deparamos com um plágio”, declarou a artista, que cogita processar a plataforma pelo uso indevido e distribuição não autorizada.
Em 2023, “Constant Fight” recebeu uma nova versão, com uma produção mais refinada e arranjos atualizados, ratificando sua qualidade nestes mais de dez anos após seu lançamento. A versão “Constant Fight (10th Anniversary)” já soma mais de 74 mil streamings apenas no Spotify, sendo tocada em 79 países. A letra da música, infelizmente, segue atual e reforça a necessidade de seguir adiante sem arrependimentos. A vocalista, que já enfrentou – e ainda enfrenta - preconceito, usa a música como um apelo contra a transfobia, destacando que essa luta constante não deve ser apenas das pessoas trans, mas de toda a sociedade. O combate à transfobia exige solidariedade e ações para promover respeito, justiça e inclusão.
Ouça a versão comemorativa de 2023 clicando aqui.
Assista o ‘lyric video’ da versão de 2023 clicando aqui.
Neste ano a vocalista planeja o lançamento de seu novo álbum, “Metal is Metal”, onde apresentará músicas inéditas e uma regravação, com lançamento inicial nas plataformas e posteriormente em formato digipack com encarte. Foi disponibilizado um projeto de financiamento coletivo para seu lançamento, basta acessar o link listado abaixo e contribuir com o valor desejado.
Colabore com o financiamento coletivo clicando aqui.