A ansiedade dos fãs para saber o que os alemães do Gamma Ray estavam aprontando era grande, por isso antes do lançamento do seu décimo primeiro álbum de estúdio, “Empire of the Undead” de 2014, a banda lançou o EP “Master of Confusion” para saciar a curiosidade e o desejo dos fãs de ouvir material novo.
O EP traz 10 faixas divididas em três partes ou ‘sides’ (como a banda escolheu nomear) que consistem em: músicas novas, covers e faixas ao vivo.
As duas músicas novas foram apenas um aperitivo para o próximo álbum pois ambas fazem parte de “Empire of the Undead”. Já os covers gravados pelo Gamma Ray foram “Death or Glory” do Holocaust e “Lost Angels” do Sweet. Estas quatro músicas serviram também para “apresentar” o novo baterista Michael Ehré.
Na última parte, ou ‘C Side’, a banda incluiu seis faixas ao vivo gravadas em Bochum, Alemanha, que apenas estavam disponíveis no DVD/Blu-Ray de “Skeletons and Majesties Live”. E temos uma pérola nesta parte com a participação do grande Michael Kiske na faixa “Time to Break Free”.
Se o objetivo do EP era acalmar a ansiedade dos fãs podemos dizer que não deu certo. O material é tão bom que os fãs ficaram ainda mais ansiosos!
“Master of Confusion” mostrou uma banda em plena forma e também mostrou o porquê o GAMMA RAY ser considerada até hoje uma das melhores bandas do estilo.