Atrocitus: disponível vídeo ao vivo de “Mordaça/Alienado”
No dia 1º de maio o Atrocitus realizou uma ‘live’ no hangar, em Curitiba, que marcou o lançamento oficial do EP “Man(un)Kind”. Um dos pontos altos, foi a execução de duas faixas inéditas: “Mordaça” e “Alienado”, as quais farão parte da trilha sonora do curta-metragem “Martírio”, de Yasmim Carvalho.
As duas músicas tecem críticas ao momento atual do país e ao governo Bolsonaro, sendo precedidas na apresentação por fortes críticas ao mesmo. Você pode conferir o vídeo clicando aqui.
A banda aproveitou para falar a respeito do conceito lírico de “Mordaça”, que aborda o fascismo, e “Alienado”, que trata de ‘fake news’. Confira: “‘Mordaça’ expressa a revolta contra o fascismo presente no governo atual. O Estado tenta impor ideologias extremas, violência, porte de armas, racismo, homofobia, machismo, e tudo isso comprime a liberdade de expressão. Um dos marcos para a mudança do governo autoritário foi o ataque aos museus, e ao estúdio do Porta dos Fundos, por terem lançado no ano de 2019 o especial de Natal no qual Jesus era mostrado como homossexual, o que é claro, incomodou muita gente, inclusive a bancada evangélica. Em paralelo, vimos pedidos para a volta da Ditadura Militar, uma época de trevas na história do Brasil. Vimos também um movimento que até então, achávamos que tinha acabado pela sua vergonhosa história, o Movimento Integralista do Brasil, uma ideologia que tenta imitar os conceitos Nazistas/ Fascistas dos anos 1940. Todos esses movimentos são um atentado à democracia, e pior, à liberdade de expressão. ‘Alienado’ traz uma crítica presente ao Presidente Jair Messias Bolsonaro. Ironiza a fala sobre as queimadas na Amazônia terem sido feitas por índios, IBAMA, ONGS, tirando a sua responsabilidade sobre os fatos. Em 2019, Bolsonaro disse em uma conversa presidencial, que Leonardo Dicaprio estaria ateando fogo em pontos na mata, para tirar fotos, e ONGS militantes pagaram por sensacionalismo. É óbvio que sua fala foi irresponsável, mas seus apoiadores seguiram a ideia fielmente. Essas informações são chamadas de ‘fake news’ (Notícias Falsas), e estão constantemente confundindo a imprensa e a população. E é assim que seu governo chegou ao poder, e é assim que ele se mantém. Escondem todos os fatos, mascarando a verdade, desnorteando o povo para que sustentem o seu mandato”.
Você pode conferir o EP “Man(un)Kind” nas principais plataformas de streaming. Confira pelo Spotify.