Darchitect: revelado conceito da música “Mechanical Healing”
Enquanto prepara o material novo, a banda brasileira de Death Metal Darchitect tem colhido o fruto de seu trabalho. O baterista Gabriel Gifoli falou sobre “Mechanical Healing”, seu conceito, sonoridade e inspiração. A música faz parte do álbum de mesmo título lançado em 2017.
Música
A faixa-título é sempre uma questão delicada em cada álbum, porque é a música que acaba sendo a representante máxima do trabalho. No caso de “Mechanical Healing” isso é ainda mais claro porque foi a música escolhida pela banda para virar nosso primeiro videoclipe oficial. “Mechanical Healing” é uma música pessimista, antes de mais nada. Isso fica claro não apenas pela letra, mas até pela capa do disco – que veio antes da letra e serviu para inspirá-la, vale acrescentar.
Conceito
A pergunta a ser respondida é: o que é a “cura mecânica”? É o descarte, simplesmente. É uma visão niilista do ciclo da vida humana atual, que parece tão barata que se assemelha a uma linha de produção industrial, cujo fim é, inevitavelmente, a destruição. É importante frisar, porém, que essa não é necessariamente uma mensagem negativa que a banda quer passar; é, na verdade, uma interpretação artística do sentimento de vazio, tédio e falta de propósito ao qual, volta e meia, todos nós, humanos enquanto espécie, estamos sujeitos. Quando a letra foi escrita por mim (Gabriel), eu vivia justamente um momento desses, que pode ser resumido simplesmente em desesperança e falta de perspectiva de melhora.
Sonoridade
Musicalmente falando, para terminar, é uma peça violenta, que já começa agressiva com os bumbos e palhetadas e descamba para uma levada rápida, que faz pensar em alguém correndo – de novo, aqui cabe pensar na esteira de produção industrial retratada na capa. A ideia harmônica e melódica a ser passada é essa, de falta de ar, confusão e desconforto.