Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Publicidade RML

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   
Capa
Entrevistas
Equipe
Mural
News
Contato
Reviews
CD's
DVD's
Demos
Magazines
Shows
Multimídia
Fotos
Links
Bandas
Zines
Gravadoras
Rádios
Diversos

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Untitled Document
 
 

Versão para impressão .

Enviar por e-mail .

Receber newsletter .

Versão PDF  .

Relatar Erro [erro]

 

News

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA
 

Recife Metal Law - O seu portal de informação!

 

Institution: novo single questiona dominação religiosa



A banda Institution escolheu a quarta-feira de cinzas para lançar o quarto single do álbum “Ruptura do Visível”, previsto para 13 de março de 2020 pela gravadora paulista Hearts Bleed Blue (HBB).

O primeiro dia da Quaresma católica é também símbolo de reflexão dos deveres da conversão cristã. Curiosamente, é nesta data que a faixa intitulada “Vertical”, que ganhou um ‘lyric video’ assinado por Fernando Mencocini, nos convida a pensar sobre os avanços da dominação religiosa na contemporaneidade.

Apesar da coincidência do lançamento com a comemoração católica, a mira do Institution está apontada principalmente para a doutrinação evangélica. Segundo o vocalista Hélio Simões, a música questiona ainda, a linha tênue que separa, e muitas vezes mistura, a crença e a política. “‘Vertical’ trata sobre o modo como a religião serve de instrumento social; sobre como a conduta humana é pautada em valores doutrinários que acentuam e aprofundam as desigualdades sociais. Institucionalizada, a religião vigora um modo de viver. Junto ao Estado, ela cria valores culturais e fundamenta mecanismos coercitivos/punitivos. No Brasil, o poder político das religiões se consolida ao ponto de impor a sua agenda cada vez mais. Com a bancada evangélica hoje perdendo apenas para a ruralista e com o pretexto de ‘proteger a família e os bons costumes’, a laicidade do Estado se encontra cada vez mais ameaçada. Na medida em que os grupos religiosos apresentam valores que não acolhem a todos, vemos um afunilamento na comunicação e na prática entre o que o Estado quer e o que a população precisa”, explica.

O vocalista também revela que a música foge dos elementos mais característicos do som da banda. “Buscamos algo mais denso e harmônico para contrapor com as músicas rápidas e intensas do disco”, conta.

Além de “Vertical”, o Institution lançou os singles, “Memória Falha”, “A Queda” e “Vidas Plásticas”. O álbum “Ruptura do Visível” já está em pré-venda em CD e LP pela HBBStore.com.

Após o lançamento do disco, a banda fará dois shows com os americanos do Converge. Um deles na capital paulista e o outro em Santiago no Chile. Este será o primeiro show do Institution fora do Brasil. “Sempre quisemos tocar nos países vizinhos e esta será uma ótima porta de entrada para estreitarmos as relações sul-americanas. Definitivamente não poderíamos estar mais animados”, afirma Hélio.

Assista ao ‘lyric video’ de “Vertical” clicando aqui.
 
 
Busca no site
 
Veja tamb�m