A Eternal Breath foi fundada em 1996 por Andy Polfliet (vocal) e Marino Decaluwé (guitarra) em Wielsbeke, na Bélgica, com o objetivo de combinar estilos tradicionais e novos do Metal em um único som.
Durante esse período inicial, três Demo foram feitas e depois de muitas mudanças, uma formação consistente tomou forma em 2015. No ano seguinte, o primeiro CD completo da banda, “The Joker”, foi lançado. Ele apresentou uma mudança no som, em comparação às Demos, trazendo uma nova mistura de Heavy Metal épico e Thrash Metal moderno, inspirado por nomes como Judas Priest e Exodus. O álbum foi elogiado por suas vibrações melódicas, vocais poderosos e letras filosóficas. Para marcar o álbum, um lançamento da cerveja apropriadamente chamada “The Joker” (8,5%, cerveja de trigo com sabor de coentro) logo em seguida.
Além de inúmeros shows na Bélgica, o álbum ajudou a levar a Eternal Breath para o Reino Unido para vários festivais e shows, nos quais teve a The Three Tremors como banda de apoio para sua turnê europeia com Tim “Ripper” Owens (Judas Priest, Iced Earth, etc.).
2019 verá o lançamento (via Sliptrick Records) do segundo álbum completo do Eternal Breath, “World Of Chaos”, e conterá um total de 11 músicas novas! O álbum foi gravado no Estúdio Shellshock (Knokke, Bélgica) e masterizado por Attie Bauw, que cuidou da masterização de álbuns como “Painkiller”, do Judas Priest.