Arken: guitarrista comenta sobre o nome, conceito e processo criativo
O Arken aos poucos vai difundindo seu conceito e obra para todos os cantos do planeta. Fundada em 2015, a banda executa em sua sonoridade elementos tradicionais de Heavy Metal com altas dosagens de modernismo
Com letras que apresentam, em sua maioria, referências as obras literárias de J.R.R. Tolkien e as escolhas de vida de cada um em uma sociedade, o Arken disponibilizou recentemente o EP autointitulado com quatro poderosas faixas.
O guitarrista Rafael Perera revelou alguns detalhes sobre o processo construtivo da primeira obra do Arken. Ao ser questionado sobre a origem do nome da banda, o músico explica: “Arken vem de ‘Arkenstone’, que é a joia do rei no conto ‘Os Hobbits’ de J.R.R. Tolkien. Somente o rei pode possuir a pedra. A música Arken, a qual deu nome ao disco e à banda, fala da obsessão doentia do personagem Thorin pela pedra”.
Rafael ainda comenta sobre as letras que fazem parte do registro: “As letras, em sua maioria, giram em torno de críticas ao modelo de vida das metrópoles, situações do cotidiano e em obras literárias e cinematográficas clássicas e de grande relevância para os membros”.
Principal compositor da banda, Rafael vê um fator positivo nos avanços tecnológicos e o quanto isso é benéfico para os ajustes finais das músicas quando ainda estão nos processos de composições: “A maioria das composições do primeiro disco são minhas, mas no geral alguém tem uma ideia de letra, um riff ou melodia e, graças a internet, conseguimos trocar informações de forma rápida e quando nos reunimos no estúdio já temos uma ideia mais lapidada e aproveitamos para ajustar pessoalmente”.
A obra de estreia do Arken se encontra disponível nas principais plataformas de Streaming. Ainda para 2019 o grupo pretende apresentar inúmeras novidades, assim como o início dos trabalhos para o primeiro álbum da carreira.