AMEN CORNER

O Amen Corner é um dos ícones do Black Metal extremo brasileiro, surgido na fria Curitiba há mais de 30 anos! Wender Fabrício e Profanação Metálica Zine conversaram com o lendário Sucoth Benoth, e disponibilizaram a entrevista para o Recife Metal Law. Confira!
Recife Metal Law/Metálica Zine - Saudações Infernais Sucoth Benoth! Para começar, como está sendo a repercussão do novo disco, “Written by the Devil”?
Sucoth Benoth - Saudações! A repercussão está sendo muito boa! Visto que nossa gravadora, a Metal Army, investiu bastante no marketing, inclusive, com o licenciamento para a grande Hammerheart Records da Holanda. A divulgação pela primeira vez na história da banda está sendo internacional.
Recife Metal Law/PMZ - Neste disco há um cover do Bathory, “Destroyer of Worlds”. A que se deu essa escolha?
Sucoth Benoth - Esse cover é exclusivo para a versão nacional em CD. Nós já tínhamos essa música gravada há alguns anos, pois iria sair em uma coletânea da Alemanha que seria um tributo ao Bathory e que acabou não saindo a coletânea. A escolha dessa música, na época, foi unânime na banda e, na minha opinião, “Destroyer of the Worlds” é um excelente álbum do Bathory e um pouco subestimado. A maioria das bandas escolhe sempre as mais rápidas e satânicas. Nós fomos um pouco na contramão dessa tendência. O resultado ficou excelente e recebemos muitas críticas positivas.
Recife Metal Law/PMZ - Qual foi a maior influência do Amen Corner? As hordas suecas ou as da Noruega?
Sucoth Benoth - No meu ponto de vista, nem uma, nem outra. A verdadeira influência do Amen Corner vem da Inglaterra, Suíça e da Grécia. No caso o Venom, Hellhamner, Celtic Frost, Samael (antigo), Varathron e Rotting
Christ.
Recife Metal Law/PMZ - Todas as letras do disco “Written by the Devil” foram feitas em inglês, exceto a intitulada “Lucifer, a suprema luz da manhã”. Comente sobre este hino.
Sucoth Benoth - É uma poesia e como nós somos uma banda brasileira, eu achei que seria mais justo recitá-la em português. Eu até tentei recitar a letra em inglês, mas não combinou muito. Em português ficou bem melhor! É uma homenagem ao Arcanjo Lúcifer.
Recife Metal Law/PMZ - O novo álbum foi lançado no Brasil pelo selo Metal Army Records e na Europa pela Hammerheart Records. Como está essa divulgação?
Sucoth Benoth - De maneira mundial, no Brasil todo e agora com esses licenciamentos para a Hammerheart Records, temos visto nosso novo disco em todos os países, desde o Japão até Estados Unidos. Eles divulgam muito lá fora. Tem saído muitas resenhas positivas ao redor do mundo e também temos participado de muitas entrevistas. “Written by the Devil” está recebendo notas excelentes em revistas, fanzines internacionais e também nacionais. Estamos muito orgulhosos e satisfeitos com o resultado final.
Recife Metal Law/PMZ - O Amen Corner alcançou recentemente seus 30 anos de existência. O que a
horda ainda almeja? O que falta para que o Amen Corner realize uma turnê na Europa?
Sucoth Benoth - Exato! Em abril de 2025 chegamos a 33 anos de lutas! E é claro que temos pretensão de tocar em outros países, inclusive, na Europa. Vamos ver se em 2026, nós conseguimos marcar alguns shows na Europa. A vontade é grande.
Recife Metal Law/PMZ - A horda tem feito vários shows no Brasil, ao lado de várias bandas. Quais delas merecem destaque e chamam sua atenção?
Sucoth Benoth - Desde o lançamento do novo disco, em junho de 2024, temos feito shows pelo Brasil, e sempre do lado de excelentes e qualificadas bandas, tanto nacionais como também internacionais. São muitas bandas e fica difícil citar essa ou aquela banda.
Recife Metal Law/PMZ - Sucoth Benoth, além do Amen Corner, você tem a horda Camos, que acaba de lançar um disco intitulado “Hide From The Light”. Conte-nos sobre esse novo material. Quais são as chances para shows e uma turnê com o Camos?
Sucoth Benoth - O Camos é um projeto musical que eu criei em 2001. Já lançamos várias Demos, CDs, e passou por muitas formações e, também, por evolução musical. Hoje a banda está estável desde seu penúltimo lançamento, o “Kain 666” de 2008. Exceto pelo baterista, que é outra pessoa. Hoje a música soa mais Heavy/Power Metal do que lá atrás no seu início, mas a temática continua sendo diabólica. Esse novo álbum saiu primeiro na Europa e agora em outubro de 2025 é para sair a versão nacional, trazendo um cover. As chances da banda voltar a fazer shows é grande. Vamos ver o que vai acontecer daqui para
frente.
Recife Metal Law/PMZ - Quero agradecer pela confiança guerreiro! Por enquanto é isso! Deixe suas considerações finais!
Sucoth Benoth - Muito obrigado pela entrevista e pelo apoio! Quero agradecer, também, a todos que apoiam o Amen Corner!
Contatos:
[email protected]
www.facebook.com/amencornerhorde
www.instagram.com/amencornerbrazil
Entrevista por Wender Fabrício e Profanação Metálica Zine
Fotos: Divulgação