Artillery: guitarrista afirma que foram a primeira banda a gravar Thrash Metal

Na última terça, 29/06, o canal do Youtube Heavy Culture recebeu o guitarrista Michael Stützer Hansen, da banda dinamarquesa de Thrash Metal Artillery, um dos nomes mais festejados do estilo desde seu surgimento. Formado em 1982, o grupo acumula clássicos como “Fear of Tomorrow” (1985), “Terror Squad” (1987), “By Inheritance” (1990) e o fortíssimo disco de retorno, “B.A.C.K.”, de 1999. A partir daí, a banda demorou uma década para registrar o próximo álbum, “When Death Comes”, de 2009, e desde então não tirou o pé do acelerador, e chega ao ano de 2021 com seu décimo lançamento, “X”. Stützer, que montou o Artillery ao lado de seu saudoso irmão, Morten Stützer, falecido em 2019, contou ao staff do canal as influências que os marcaram naquela época e o que os levou a formar a banda.
Questionado sobre o pioneirismo no Thrash e ser considerada a primeira banda do estilo a gravar uma Demo, o músico afirmou ser verdade e já naquela época chamavam o Motörhead de “som punk”, antes mesmo de haver a denominação Thrash Metal. Polêmicas à parte quanto a datas de lançamento, é fato que o Artillery foi pioneiro, sobretudo na Europa, gravando antes mesmo de bandas como Kreator, Tankard e Destruction. O músico contou suas experiências em gravar o ‘debut’ álbum “Fear of Tomorrow” no El Sound Studio,
comentando ainda que muito da sonoridade que o álbum abrange talvez seja uma característica adquirida no próprio estúdio, já que “Terror Squad”, também gravado lá, contém elementos tão únicos que acabaram deixando os álbuns com uma sonoridade própria e não obtidas novamente no futuro.
Stützer também falou sobre o momento da pandemia e a possibilidade de fazer shows em breve, com o Artillery com uma turnê já agendada para novembro em dezembro ao lado de Vio-Lence, Voïvod e Exciter, que abrangerá países como Alemanha e Suécia. Sobre shows e turnês históricas, o músico ainda relembrou o fato de serem uma das primeiras bandas a tocar na URSS em 1989 e também a turnê com o Exumer no Brasil em 2012.
Confira o bate papo clicando aqui.
Para o mês de julho o staff preparou uma agenda de peso, iniciando com a banda Nervosa em papo com a guitarrista Prika Amaral em 06/07, seguindo com o MX dissecando o álbum “Simoniacal” em 09/07, e no dia 13/07 com o lendário Jeff Becerra, do Possessed. Já em 20/07 o Heavy Culture receberá Max Cavalera, para falar principalmente sobre seu novo projeto, Go Ahead and Die, e finalizando, no da 27/07 será a vez do guitarrista Karl Sanders bater um papo sobre o Nile. Todas as ‘lives’ serão realizadas às 19h00.
Mais informações:
www.facebook.com/heavyculturebra
www.instagram.com/heavyculture
[email protected]
www.wargodspress.com.br